KINESIO TAPING NO POS-OPERATORIO DA CIRURGIA DE BLEFAROPLASTIA SUPERIOR
Avaliar a recuperação do processo inflamatório no pós-operatório (PO) da cirurgia de blefaroplastia superior associado ao uso de fitas de bandagem elástica pelo método Kinesio taping (KT).
Trata-se de um estudo prospectivo realizado no período de julho a dezembro de 2022 no Instituto Cearense de Oftalmologia. Foram incluídos pacientes submetidos a blefaroplastia superior e randomizados em dois grupos de acompanhamento PO: grupo controle, que realizavam o PO padrão, e grupo KT, que realizavam aplicação de bandagem adesiva pelo método KT com objetivo de fornecer tensão na pele, resultando na melhora do fluxo sanguíneo e da drenagem linfática, assim melhorando o suporte funcional do tecido e reduzindo dor, edema e equimose. Os pacientes realizaram três visitas para acompanhamento no PO nos 3o, 5o e 10o dias para avaliar fatores inflamatórios, como edema, equimose e possíveis reações alérgicas. As fitas de KT foram colocadas no modelo de "polvo" para otimizar a drenagem fisiológica.
Foram selecionados 14 voluntários, sete utilizaram o KT e sete não utilizaram, sendo estes incluídos no grupo controle. Dos 14, 11 eram mulheres, apresentando uma média de idade de 64 (± 5; 45 – 72) anos. Dos que utilizaram o KT, cinco (72%) tiveram poucos achados inflamatórios, com melhora de edema e equimose desde o 3o dia de PO. Um (14%) demostrou melhora a partir do 5o dia e um outro (14%) apresentou melhora apenas no 10o dia. Ademais, dois deles (28%) persistiram com bolsa malar leve no 10o dia de PO. Dos indivíduos do grupo controle, três (43%) apresentaram melhora do edema e equimose no 5o dia do PO; três (43%) demostraram melhora no 10o dia e um (14%) apresentou apenas melhora parcial dos sintomas. Além disso, três deles (43%) continuaram a apresentar bolsa malar no 10o dia do PO.
A utilização de KT em pacientes submetidos a blefaroplastia superior pode reduzir a presença de edema, equimose e da bolsa malar, melhorando a satisfação e o manejo do PO como técnica complementar.
Oculoplástica
Oftalmologia Cirúrgica
Centro Universitário Christus - Ceará - Brasil, Instituto Cearense de Oftalmologia - Ceará - Brasil
LETICIA ALBUQUERQUE CUNHA, MARIANA ZAÍRA MORAES LIMA RIBEIRO, PRICYLA DILLIANY SAMPAIO ALENCAR, GERMANA ESMERALDO MONTEIRO, IURY MAGALHÃES DUTRA DE MELO, JULIANA PAIVA MARQUES LIMA ROLIM, RAMILLE ARAÚJO LIMA, JOÃO CRISPIM MORAES LIMA RIBEIRO
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801