VANTAGENS NA TENTATIVA DE ABORDAGEM DE AMBLIOPIA EM ADOLESCENTES - RELATO DE CASO.
RECONHECER CHANCE DE MELHORA VISUAL COM ABORDAGEM DE PACIENTES AMBLÍOPES MESMO APÓS PERÍODO CRÍTICO DE DESENVOLVIMENTO DA VISÃO.
PACIENTE, FEMININO, 16 ANOS, COMPARECEU À CONSULTA ELETIVA COM OFTALMOLOGISTA-PEDIÁTRICO DEVIDO BAIXA VISÃO EM OLHO ESQUERDO DESDE INF NCIA EM USO DE CORREÇÃO REFRACIONAL SEM MELHORA VISUAL. AO EXAME OFTALMOLÓGICA, APRESENTAVA ACUIDADE VISUAL COM CORREÇÃO EM USO DE 20/20 E 20/400 EM OLHO DIREITO (OD) E OLHO ESQUERDO (OE), RESPECTIVAMENTE. A REFRAÇÃO ENCONTRADA FOI A SEGUINTE: PLANO <> -1,00 DIOPTRIAS CILÍNDRICAS (DC) À 170º EM OD; +2,00 DIOPTRIAS ESFÉRICAS <> -5,00 DC À 10º EM OE. BIOMICROSCOPIA E FUNDOSCOPIA SEM ACHADOS DIGNOS DE NOTA EM AMBOS OS OLHOS (AO). A TOPOGRAFIA DE CÓRNEA NÃO EVIDENCIOU SINAIS DE ECTASIAS. FOI ENTÃO CONVERSADO COM ADOLESCENTE E FAMILIARES RESPONSÁVEIS SOBRE PROGNÓSTICO DE AMBLIOPIA NESTA IDADE E OPTADO POR TENTATIVA DE CORREÇÃO REFRACIONAL COM LENTES DE CONTATO TÓRICA ALÉM DE INICIADO TERAPIA OCLUSIVA TOTAL POR 15 DIAS EM OD E RETORNO APÓS. OBSERVOU-SE MELHORA APÓS ESSE PERÍODO DE DUAS LINHAS DE VISÃO EM OLHO AMBLÍOPE. TENDO EM VISTA TAL EVOLUÇÃO, INICIAMOS TERAPIA OCULAR PARA ESTIMULAÇÃO VISUAL E USO DE LENTES DE CONTATO COM CORREÇÃO TOTAL. APÓS 2 ANOS, PACIENTE EVOLUIU COM MELHORA DA VISÃO, APRESENTANDO ACUIDADE VISUAL COM CORREÇÃO DE 20/20 EM OD E 20/30 EM OE.
DIANTE O CASO CITADO, REVELA-SE IMPORTANTE A TENTATIVA DO TRATAMENTO DA AMBLIOPIA, MESMO QUE FORA DA IDADE DESCRITA NA LITERATURA SOBRE A NEUROPLASTICIDADE OCULAR, TENDO EM VISTA UMA POSSÍVEL MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES. ADEMAIS, FAZ-SE IMPORTANTE ESTUDOS MAIS APROFUNDADOS QUE POSSAM INDICAR FATORES PREDITORES DE SUCESSO PARA O TRATAMENTO DA AMBLIOPIA.
Oftalmopediatria
Fundação Leiria de Andrade - Ceará - Brasil
MELISSA DE ANDRADE BARBOSA, Marina De Andrade Barbosa, Renata Girão C. Nápravník
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801