PROPTOSE PROGRESSIVA ASSOCIADA A LINFOMA ORBITARIO TIPO MALT
Relatar caso de paciente feminina com quadro de proptose progressiva diagnosticada com linfoma MALT
Paciente sexo feminino, branca, 62 anos, natural do Rio de Janeiro -RJ, relata quadro de proptose moderada e edema em pálpebra superior e inferior no olho direito (OD) com crescimento progressivo há 1 ano e 7 meses, associada a secreção ocular e nasal, de odor fétido, ipsilateral ao edema. Apresenta ao exame melhor acuidade visual corrigida em OD de 20/150 e em olho esquerdo (OE) 20/80. Ectoscopia evidencia importante edema em pálpebra superior e inferior de OD. Não apresenta linfadenomegalias palpáveis. Exame biomicroscópico de OD apresenta hiperemia conjuntival, córnea transparente, pupilas fotorreagentes e catarata nuclear grau 3; OE apresenta catarata nuclear grau 2. Pressão intraocular de 18mmHg em OD e 15 mmHg em OE. Fundoscopia sem alterações em ambos os olhos.
Ressonancia Magnetica de Órbita evidenciou extensa lesão de órbita direita comprometendo o espaço extra e intraconal superolateral, com acometimento dos músculos reto lateral e superior, além de glândulas lacrimais, pálpebras e globo ocular, sem erosão óssea, com moderada proptose. A mesma foi submetida a biópsia incisional para elucidação diagnóstica e descompressão orbitaria, com resultado anatomopatológico compatível com Linfoma da zona marginal extranodal associada a mucosa - MALT. Estudo imunohistoquimico resultou em CD20 positivo e BCL-2 positivo. Paciente foi encaminhada ao serviço radio-oncológico de referência para tratamento.
O linfoma é decorrente da proliferação atípica de linfócitos, sendo os de células B mais relacionados ao acometimento ocular. A conjuntiva é acometida em cerca de 30% dos casos, pálpebras 20% e órbita/glândula lacrimal em 50%. Os linfomas do tecido linfóide associado a mucosa (MALT) constituem a maioria dos linfomas não-Hodgkin da órbita e anexos. Ressalta-se a importância da correta investigação dos pacientes, visto que o diagnóstico precoce e adequada terapêutica relacionam-se com melhor prognóstico e menor morbidade.
Oncologia
Hospital da Gamboa - Rio de Janeiro - Brasil
KARINE CASE MIRANDA, Douglas Chigane, Evandro Lucena
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801