Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO CANCER DE OLHOS E ANEXOS NO PERIODO DE 2018 A 2023 NO ESTADO DO PARA

Objetivo

Analisar a incidência do câncer de olhos e anexos por idade, sexo, etnia e caráter de atendimento no estado do Pará durante os anos de 2018 a 2023 por meio do levantamento de dados do DATASUS, a fim delinear o perfil epidemiológico acometido pela doença nessa região.

Método

Trata-se de um estudo transversal, observacional, descritivo e retrospectivo com a análise de dados epidemiológicos referentes ao câncer de olhos e anexos, coletados entre março de 2018 e janeiro de 2023, no estado do Pará. As informações foram colhidas na plataforma DATASUS, por meio do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS). Os dados coletados foram arquivados e tabulados no programa Microsoft Office Excel™.

Resultado

Durante o intervalo de tempo estudado, foram registrados 327 casos de neoplasias malignas dos olhos e anexos no estado do Pará, com crianças de 1 a 4 anos sendo a faixa etária mais prevalente, representando 164 do total (aproximadamente 50%). Na variável sexo, os homens são mais acometidos em comparação com as mulheres, 60,5% e 39,5% respectivamente. Avaliando a cor/raça, há a prevalência de ocorrência em pessoas pardas (88,6%), seguida de brancos (8,2%) e pretos (0,9%). Quanto ao caráter de atendimento, as internações demonstraram-se maiores em relação à urgência, representando 62,1% dos casos, enquanto 37,9% foram eletivas.

Conclusão

No estado do Pará há uma prevalência de casos principalmente na faixa etária infantil, totalizando até os 14 anos de idade aproximadamente 70% dos casos em comparação ao total da amostra. O perfil epidemiológico da região abordada também permite a observação de dois marcadores em comum com a maioria dos casos de câncer de olhos e anexos, sendo eles: a prevalência de casos no sexo masculino e de internações em pessoas de cor/raça parda, com idade na faixa etária de 1 a 4 anos. Além disso, o maior número de internações por urgência demonstra uma provável dificuldade de acompanhamento oftalmológico contínuo no Pará.

Área

Oncologia

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - Pará - Brasil, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

GIOVANNA ACÁCIO SOPPER BOTI, Leonardo Rodrigues Ferreira Diogo, Ana Cláudia Reis Guilhon, Layse Loiola Sousa, Cecília Ribeiro Guerra, Izabella Maria Pinheiro Palheta , Murilo Ian do Vale Guimarães, Fernando Augusto Rezende Souza, João Victor de Paula Cunha

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801