INFUSÃO INTRAVÍTREA DE METOTREXATO DURANTE VITRECTOMIA PARA DESCOLAMENTO DE RETINA REGMATOGÊNICO
O objetivo deste estudo é descrever os efeitos do uso de metotrexato (MTX) intravítreo em uma série de pacientes com proliferação vitreorretiniana (PVR) e descolamentos de retina recorrentes.
Estudo retrospectivo em que foram incluídos pacientes submetidos a vitrectomia via pars plana para tratamento de descolamento de retina regmatogênico primário, avaliados em um mesmo hospital no período de fevereiro de 2020 até fevereiro de 2022. Foram excluídos da amostra: casos de descolamento com vítreo posterior aderido, pacientes com idade inferior a 40 anos, redescolamento e sem antecedentes de uveítes ou trauma.Os dados referidos foram obtidos a partir de registros em prontuário eletrônico. Todos os pacientes assinaram termo de consentimento e foram obedecidas as normas da declaração de Helsinki.
Foram avaliados 13 olhos de 12 pacientes com média de idade de 58 anos. Os pacientes foram acompanhados pelo período de 12 até 54 semanas. Não houve complicações diretas atribuídas ao uso do MTX nos pacientes submetidos a infusão intravítrea durante a cirurgia. A acuidade visual pré-operatória variou de 20/20 até Percepção Luminosa. Todos os pacientes apresentaram melhora visual no pós-operatório com acuidade entre 20/20 e 20/400.Todos os casos tiveram retina colada no intraoperatório e nenhum dos pacientes apresentou redescolamento de retina durante o acompanhamento.
A proliferação vitreorretiniana apesar dos avanços em cirurgia vitreorretiniana nas últimas décadas permanece uma complicação persistente no reparo de descolamentos de retina. No presente estudo todos os pacientes apresentaram retina colada sem formação de proliferação vitreorretiniana pós-operatória ou redescolamento de retina. A possibilidade de reduzir os mecanismos intra e perirretinianos do PVR com a infusão intravítrea de MTX durante vitrectomia via pars plana pode justificar os resultados encontrados.
Retina
Oftalmologia Cirúrgica
HOSPITAL DE REFERÊNCIA OFTALMOLÓGICA (HRO) - Maranhão - Brasil
CARLOS AUGUSTO SEABRA CUNHA SOUZA, LUCAS VALADAO DE BRITO SOARES
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801