USO DE TECNICA "COPY-PASTE" PARA PATCH CORNEANO EM PERFURAÇAO OCULAR: UM RELATO DE CASO
Descrever um caso de perfuração ocular por acidente com solvente de tinta tratado com confecção de patch corneano com a técnica "copy-paste".
Paciente masculino, 63 anos, sem antecedentes prévios, buscou o pronto-socorro da Santa Casa de São Paulo com diminuição da acuidade visual, dor no olho esquerdo (OE) há sete meses e descamação periocular, após acidente com solvente de tinta. Refere que não procurou atendimento na ocasião, tratando empiricamente com "mel do norte" e gelo, com piora gradual do quadro.
Ao exame oftalmológico, tinha acuidade visual sem correção de 20/200 no olho direito (OD) e movimento de mãos no OE. À biomicroscopia, OD apresentava catarata nuclear 3+ e OE com hiperemia conjuntival 2+/4, córnea transparente com perfuração tamponada pela íris, atalâmico e catarata total. À ultrassonografia ocular de OE, retina se mostrava aplicada. Foi orientada a suspensão do gelo e "mel do norte" e realizado procedimento para redução da íris e sutura de córnea em um primeiro momento. Após, foi realizado transplante penetrante em cunha com a técnica de "copy-paste". Nela, coloca-se a córnea doadora diretamente sobre a receptora para "copiar" o tamanho da lesão. O patch doador é então confeccionado em câmara anterior artificial, com as margens previamente marcadas, e em seguida é suturado no receptor. Paciente evoluiu com câmara anterior formada, melhora da hiperemia, do desconforto e da descamação periocular. A acuidade visual após 15 dias permanecia inalterada, visto presença de catarata total.
A confecção de um patch de córnea com a técnica "copy-paste" é simples, rápida e precisa, sendo uma opção para uma série de condições que afetam a integridade da córnea, como em afinamentos corneanos, melting ou perfuração. Sua principal finalidade é restaurar a anatomia e curvatura da córnea e evitar complicações graves como endoftalmite.
O relato permite ressaltar também a importância de prover informações sobre a saúde ocular à população, os possíveis riscos de tratamentos caseiros e de não buscar auxílio especializado.
Córnea
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sâo Paulo - São Paulo - Brasil
LUIZA MOSCHETTA ZIMMERMANN, JÚLIA MARGONI BILUCA, GUILHERME SAMOMIYA MOTTA
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801