DIAGNOSTICO DE PARALISIA DO SEXTO NERVO CRANIANO POR MEIO DE VIDEOS DIGITAIS
Apresentar uma metodologia computacional capaz de auxiliar no diagnóstico da paralisia do sexto nervo craniano (PSNC).
Utilizou-se redes neurais e técnicas de processamento de imagem para rastrear a trajetória do movimento dos olhos em 32 vídeos de 31 pacientes (13 com paralisia e 19 saudáveis), a fim de obter a velocidade média (VM) de cada olho. O projeto foi aprovado no CEP-HUUFMA sob CAAE 48524915.2.0000.5086.
Como o olho parético se move mais devagar em relação ao olho saudável, uma diferença da VM entre os dois olhos maior que 19,65%, segundo o método apresentado, configura PSNC no olho com menor VM. O resultado do método proposto é de 70% de sensibilidade; 95,78% de especificidade e 92,64% de acurácia.
Os resultados promissores obtidos convergem às obras base que utilizaram a velocidade para avaliar a PSNC. No entanto, esses artigos utilizaram a velocidade sacádica, cuja obtenção depende de dispositivos sofisticados e caros. Neste estudo, apesar de usar a VM, obtida a partir de vídeos de câmeras comuns, constatou-se que a diferença permaneceu, sendo constatada a correta classificação de 92,64% dos pacientes. Entretanto, a sensibilidade da classificação (70%) abre espaço para melhoria em pacientes com PSNC, e o índice Kappa (0,925) enfatiza a confiabilidade dos resultados bem como sugere a aplicação clínica do método.
Estrabismo
Oftalmologia Clínica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - Maranhão - Brasil
BRUNA LEAO LEMOS CAMARA, LETÍCIA FREITAS DE AQUINO, BRUNA LARISSA NOLETO SOUSA, JORGE ANTONIO MEIRELES-TEIXEIRA, MICHELLINE TAM MESQUITA, POLYANA BEZERRA DA COSTA, JOÃO DALLYSON SOUSA DE ALMEIDA, GERALDO BRAZ JUNIOR, ANSELMO CARDOSO DE PAIVA, ARISTÓFANES CORREA SILVA
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801