Dados do Trabalho


Título

ESCLERITE ANTERIOR NECROSANTE IDIOPATICA: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar sobre esclerite anterior necrosante idiopática, destacando a importância da investigação diagnóstica para início do tratamento.

Relato do Caso

Uma mulher de 78 anos, sem antecedentes patológicos prévios, procurou nosso atendimento de urgências oftalmológicas com queixas de crises recorrentes de dor ocular e vermelhidão em olho direito (OD) com 1 mês de evolução. Ao exame apresentava hiperemia com vasos episclerais profundos ingurgitados associado a múltiplos focos de necrose escleral e acuidade visual (AV) de 20/60 em OD (figura 1), sem alterações ao exame de olho esquerdo (OE) e AV de 20/40. Ela recebeu diagnóstico de esclerite anterior necrosante e devido sua importante associação com doenças sistêmicas foi amplamente investigada. Os resultados dos exames laboratoriais para distúrbios reumatológicos, causas infecciosas, vasculites estavam dentro dos valores de normalidade. Realizou acompanhamento com reumatologista assistente que excluiu doenças reumatológicas sistêmicas. Submetida previamente a cirurgia de facoemulsifcação com implante lente intraocular há 05 anos. Foi implementada terapia com corticoide tópico e oral em desmame lento evoluindo com melhora progressiva. O exame de acompanhamento após 1 mês revelou resolução completa da esclerite, ausência de complicações e recidivas associadas ao quadro (figura 2).

Conclusão

Este relato de caso demonstra a importância de investigar doenças sistêmicas e excluir causas infecciosas na esclerite anterior necrosante para iniciar o tratamento com imunossupressor. Embora tenha maior associação com distúrbios reumatológicos, a esclerite anterior necrosante pode ser idiopática.

Área

Uveites / AIDS

Instituições

Hospital Evangélico de Vila Velha - Hevv - Espírito Santo - Brasil

Autores

RAMON BRINGE FREITAS, FABIANO CADE JORGE

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801