PREVALENCIA DE DOENÇAS OFTALMOLOGICAS AMBULATORIAIS EM CRIANÇAS DE 0 A 15 ANOS ATENDIDAS EM HOSPITAL DE REFERENCIA EM OFTALMOPEDIATRIA DO DISTRITO FEDERAL
Este trabalho tem como objetivo geral avaliar prontuários de primeira consulta de crianças de 0 a 15 anos atendidas em hospital de referência em oftalmopediatria e identificar o diagnóstico principal. Tem também, como objetivos específicos, definir as principais patologias oculares de acordo com a faixa etária na população pediátrica (0 a 15 anos) e identificar as ametropias (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) mais prevalentes.
Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo. que consistiu na coleta de dados de prontuário eletrônico dos pacientes na faixa etária de 0 a 15 anos que foram atendidos em centro de referência em oftalmologia pediátrica entre janeiro de 2018 a fevereiro de 2020.
Foram analisados 631 prontuários, com predomínio de consultas na faixa etária pediatria entre 5 e 9 anos (30,9%, n=192) e do sexo feminino (51,2%, n=318). A alteração ocular mais encontrada foram as ametropias, com 271 casos (43,6%), com predomínio do astigmatismo (60,8%), seguido da hipermetropia (60,5%) e miopia (22,1%). Das doenças oculares, as mais frequentes foram o estrabismo (12,4%, n= 77), conjuntivite (7,7%, n=48) e blefarite (6,4%, n=40).
Este estudo identificou que a alteração ocular mais encontrada na população pediátrica atendidas por meio de consulta eletiva foi o erro refrativo, seguida de alteração na musculatura extrínseca ocular, conjuntivite e blefarite. Das ametropias, as mais frequentes foram o astigmatismo e a hipermetropia. Os achados na população estudada mostram-se semelhantes aos observados na literatura nacional.
Oftalmopediatria
Pesquisa Básica
Hospital Regional da Asa Norte - Distrito Federal - Brasil
RAFAELA DE ANDRADE SILVA MIRANDA, Ludymilla Saraiva Martins, Adriana Sobral Lourenço, Paula Chaves Barbosa, Isabella Cristina Borges Pio, Gilson Santana Menezes Junior, Emilly Priscilla Souza Robélio, Thiago Henrique Cestari Souza
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801