Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO PALPEBRAL INFERIOR COM RETALHO DE MUSTARDE APOS EXERESE DE CARCINOMA BASOCELULAR

Objetivo

Relatar o caso de um paciente com carcinoma basocelular em canto interno da pálpebra inferior esquerda, abordado com exérese tumoral e reconstrução local com retalho de Mustardé.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 51 anos, atendido na Santa Casa de São Paulo em agosto de 2021 com queixa de lesão na pálpebra inferior esquerda há cerca de 5 anos. Relatava, também, história prévia de duas cirurgias de exérese de carcinoma basocelular na mesma região há mais de 10 anos. De antecedentes pessoais, apresentava ansiedade em tratamento com escitalopram, divalproato de sódio e pregabalina, além de ser tabagista (35 anos-maço).Ao exame oftalmológico, acuidade visual sem correção era de 20/20 em ambos os olhos, reflexos e movimentação ocular preservada. Na ectoscopia apresentava massa de limites mal definidos no canto interno palpebral esquerdo, abaixo do tendão cantal medial e região malar esquerda, com teleangectasias na base da lesão.
Foi optado por realizar biopsia incisional da lesão, com resultado anatomo-patológico de carcinoma basocelular com margens comprometidas, sendo programada a exérese cirúrgica do tumor em conjunto com a equipe de cirurgia plástica do serviço. Durante a cirurgia, notava-se que a lesão invadia subcutâneo e periórbita do olho esquerdo, sendo confeccionado retalho de Mustardé para reconstrução local. Novo resultado anatomopatológico mostrou margens livres.O paciente mantém seguimento no serviço, sem novas queixas e refere estar satisfeito com o resultado estético do procedimento, apesar de apresentar pequeno ectrópio de pálpebra inferior esquerda

Conclusão

Carcinoma basocelular é o tumor palpebral maligno mais comum, localizado geralmente na pálpebra inferior ou canto medial, podendo ser localmente invasivo. Após a exérese do tumor é necessária reconstrução palpebral, cuja técnica depende do tamanho do defeito palpebral causado.O retalho de Mustardé, um retalho cutâneo muscular de rotação da bochecha, pode ser utilizado para qualquer tamanho de defeito palpebral e a vantagem de ser realizado em um único tempo cirurgico.

Área

Oculoplástica

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

JULIA MARGONI BILUCA, BEATRICE SOARES BARTASEVICIUS, IVANA LOPES ROMERO KUSABARA

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801