Dados do Trabalho


Título

PERFURAÇAO DE CORNEA TRATADA EXCLUSIVAMENTE COM LENTE DE CONTATO TERAPEUTICA

Objetivo

Estudos recentes indicam que pequenas perfurações de córnea podem ser tratadas de forma conservadora com lente de contato terapêutica e/ou cola. O objetivo desde relato foi demonstrar a eficácia do tratamento conservador exclusivamente com lente de contato terapêutica.

Relato do Caso

Paciente deu entrada no pronto socorro oftalmológico referindo trauma corneano com um parafuso em olho esquerdo (OE) há 1 dia. Queixando-se de baixa acuidade visual, fotofobia e sensação de corpo estranho. O paciente apresentou uma acuidade visual sem correção (AVS/C) em olho direito (OD) de 20/20 e OE de 20/200. Ao exame de biomicroscopia o OE apresentava-se com uma hiperemia de 3+, laceração corneana horizontal de de 3mm com um ponto de perfuração em eixo visual (ev) menor que 1mm, sinéquia córneocristaliniana, reação de câmera anterior(RCA) 3+, seidel positivo e sem sinais de infecções.Como conduta foi colado uma lente de contato terapêutica(LCT) e reavalia-lo em 2 horas. Ao ser reavaliado pelo cirurgião foi observado em OE uma câmera anterior formada e ampla porém com seidel positivo ao retirar a LCT. Visto isso, foi decidido manter com a LCT, colírio de moxifloxacino 5,45mg/ml profilático, tropicamida 1% e colírio lubrificante de hialuronato de sódio 0,15% sem conservante. Foi solicitado USG (sem alterações) e oct de córnea. Retorno a cada 2 dias para avaliar seidel e possíveis sinais de infecção.Após 2 semana, melhora do seidel e manteve-se sem sinais de infecção e RCA 1+. Mantido os colírios e acrescentou acetato de prednisolona 10mg/ml. Terminando o uso dos colírios 6 semanas após do trauma. Após 2 meses manteve-se a mesma AVC/C, sem seidel e sem sinais de infecção.

Conclusão

Portanto é possível tratar perfuração corneana apenas com LCT, desde que a perfuração seja pequena e que o médico responsável possa acompanhar o paciente com reavaliações frequentes.Dito isso esta conduta mostrou-se eficiente no que diz respeito a resolução da perfuração sem que seja necessário uso de cola ou sutura.

Área

Córnea

Instituições

HOSPITAL DE OLHOS - CRO - São Paulo - Brasil

Autores

RICARDO BELTRAMI MASTROMONICO LUI, Gustavo Campos Franco Cançado, Luciano Rabello Netto Cirillo

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801