APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE MUTIROES OFTALMOLOGICOS DO DIABETICO
Descrever a utilização de aplicativo para gerenciamento dos dados dos pacientes atendidos em mutirão oftalmológico do diabético.
Utilizou-se aplicativo (app) de desenvolvimento próprio. Ele foi vinculado a nuvem do Google®, local onde as informações foram armazenados de maneira segura. O app foi disponibilizado exclusivamente aos voluntários do mutirão, que obtinham acesso mediante a conexão com dados móveis ou wifi disponibilizado. Ao final do evento, o acesso dos voluntários ao app foi interrompido. Na primeira etapa, colheu-se a identificação do paciente. Na próxima etapa, registrou-se medidas de pressão arterial e glicemia capilar. Na terceira etapa, foi realizado o exame de fundo de olho, sendo os achados caracterizados conforme presença e gravidade da retinopatia diabética. No final, pelo próprio aplicativo, a conduta adequada ao paciente foi impressa. Cada paciente recebeu um número de identificação, que ficou colado em sua roupa e o acompanhou em todo o processo. Com esse número, foi possível buscá-lo na plataforma, ter acesso aos seus dados já cadastrados e registrar novos dados, conforme o paciente avançava nas etapas de atendimento. Havendo perda do número, era possível buscá-lo pelo seu nome. A exclusão de paciente cadastrado pelos voluntários não era possível.
Foram atendidos 927 pacientes utilizando o app, divididos nos mutirões ocorridos em Nov/2021 e Nov/2022. O feedback dos voluntários, participantes dos últimos 3 mutirões, foi de que o app, em comparação com os anos em que se utilizava ficha impressa, melhorou o fluxo de atendimento. Além disso, reduziu o tempo de permanência de cada paciente no mutirão e facilitou a conduta, por impressão controlada pelo app.
O uso do aplicativo em mutirão do diabético tem sido importante ferramenta de otimização de tempo e análise rápida de dados nessa população, além de agilizar todo o processo de atendimento e reduzir o tempo do exame. Novas versões do aplicativo estão sendo feitas para melhorar ainda mais o gerenciamento e atendimento desses pacientes.
Retina
Educação em Saúde Ocular
Hospital de Olhos de Feira de Santana (CLIHON) - Bahia - Brasil
MATEUS NEVES DE OLIVEIRA, LUCAS NEVES DE OLIVEIRA, HERMELINO LOPES DE OLIVEIRA NETO
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801