LESAO CORNEANA POR USO DE CREME MODELADOR DE CACHOS
Relatar o caso de opacidade corneana estromal e baixa de acuidade visual após ceratite química por creme modelador de cachos.
Paciente do sexo feminino, 52 anos, nega morbidades, compareceu em serviço de urgência do Hospital de Olhos de Feira de Santana, com queixa de baixa acuidade visual (BAV), fotofobia e edema palpebral hà 24 horas em ambos os olhos. Relatou que ao fazer uma trilha, após chuva, percebeu que os olhos começaram a ficar irritados, apresentar turvação visual progressiva em ambos os olhos e fotofobia, pior à esquerda. Estava distante do centro urbano, comparecendo apenas 24 horas após no serviço de urgência. Fez uso de creme modelador de cachos e que, após a chuva durante a trilha, sentiu que escorreu nos olhos. Informou que o creme utilizado era novo e que tinha iniciado seu uso há pouco tempo. Durante a avaliação, apresentava acuidade visual (ACV), com correção do olho direito (OD) de 20/50, esquerdo (OE) de 20/200. Ao exame de biomicroscopia apresentava em ambos os olhos, edema palpebral 2+/4+, conjuntiva hiperemiada de 1+/4+ e defeito corneano epitelial extenso. Câmara anterior ampla, fácica e cristalino transparente. Não foi possível visualizar fundo de olho devido à turvação de meios em ambos os olhos. A conduta adotada na consulta inicial foi a prescrição de lágrima artificial a base de hialuranato de sódio à 0,15% sem conservante, em alta frequência (1/1 hora), assim como a utilização de lentes de contato terapêutica e ciprofloxacino tópico profilático e retorno em 7 dias. No retorno, informou melhora da dor e da acuidade visual. Ao exame, foi observado ACV com correção no OD de 20/20 – 2 e no OE de 20/25 – 2. Ao exame, houve epitelização completa da córnea com presença de opacidade estromal residual às 06 horas no OE.
A utilização de cremes e outras substâncias cosméticas em regiões próximas aos olhos demandam cuidados para prevenção de acidentes oculares. Assim como, fiscalização pelos órgãos públicos dos produtos colocados no mercado, que possam de alguma forma, representar riscos à população.
Córnea
Hospital de Olhos de Feira de Santana (CLIHON) - Bahia - Brasil
RAFAEL DE SOUZA DANTAS, Rodrigo Reis de Oliveira, Hermelino Lopes de Oliveira Neto
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801