EPIDEMIOLOGIA DAS AFECÇOES NAS PALPEBRAS EM PRONTO SOCORRO OFTALMOLOGICO DE UM HOSPITAL TERCIARIO EM SAO PAULO
Análise dos atendimentos de afecções nas pálpebras do serviço de urgência e emergência oftalmológico, de janeiro a junho de 2019, com o intuito de avaliar o perfil dos pacientes atendidos e suas queixas, assim como o desfecho dos casos.
Estudo retrospectivo dos pacientes atendidos entre janeiro e junho de 2019. Foram coletados dados demográficos, queixas e diagnósticos dos pacientes atendidos no PS do Departamento de Oftalmologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).
Foram incluídos no estudo apenas pacientes com prontuário e ficha cadastral completos, totalizando 12332 atendimentos. Do total, 3568 (28,93%) eram de queixas nas pálpebras, tendo como diagnósticos apresentados blefarite, angioedema, blefaroespasmo, calázio, carcinoma espinocelular, carcinoma basocelular, cisto de Moll, distiquíase, entrópio, hordéolo e laceração palpebral. Foi observada uma maioria de pacientes do sexo feminino (74,92%), de etnia preta (50,58%), com idade entre 60 e 70 anos (17,15%). Os diagnósticos mais frequentes foram blefarite (77,52%) e hordéolo (20,12%). Em relação ao desfecho dos atendimentos, notou-se com maior frequência afecções com necessidade de tratamento domiciliar (98,79%), em comparação com 0,68% dos casos com indicação de abordagem cirúrgica de urgência.
Muitos dos casos atendidos com envolvimento das pálpebras no PS Oftalmologia da ISCMSP foram considerados de baixa complexidade e poderiam ter sido resolvidos nos níveis primário e secundário de atendimento. Em geral, observou-se maior incidência de doenças das pálpebras em pacientes do sexo feminino, idosas e negras. Estes resultados podem ajudar no planejamento de melhorias das práticas médicas oftalmológicas no setor.
Epidemiologia
Pesquisa Básica
IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
GABRIEL LARA CASSANI, ALINE PIMENTEL DE MIRANDA, VIVIAN LUMI TSAI, ANA ÁUREA VILAS BOAS HILARIÃO POMBO, NIRO KASAHARA, EUGÊNIA DINIZ ÁDAN LANGELLA, JÚLIA ROSENBLATT, ADRIANA GEREMIAS TONI, MARCELA MARA FREITAS MUCCI
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801