Dados do Trabalho


Título

MACULOPATIA VITELIFORME POLIMORFA EXSUDATIVA AGUDA: RELATO DE CASO

Objetivo

RELATAR CASO DE MACULOPATIA VITELIFORME POLIMORFA EXSUDATIVA AGUDA, DOENÇA CARACTERIZADA POR LESÕES VITELIFORMES AO NÍVEL DA RETINA NEUROSSENSORIAL E EPITÉLIO PIGMENTADO DA RETINA COM ASSOCIAÇÃO À NEOPLASIA PRIMÁRIA OCULTA.

Relato do Caso

G.G.O.D, FEMININO, 25 ANOS, APRESENTOU-SE AO CONSULTÓRIO COM QUEIXA DE BAIXA ACUIDADE VISUAL SÚBITA EM AMBOS OS OLHOS DE INÍCIO HÁ 10 DIA COMO SEU ÚNICO SINTOMA. NEGAVA TRAUMA OCULAR E DOENÇAS ASSOCIADAS. SUA ACUIDADE VISUAL CORRIGIDA NA PRIMEIRA CONSULTA ERA DE CONTA DEDOS À 1 METRO NO OLHO DIREITO E DE 20/25 NO OLHO ESQUERDO. À BIOMICROSCOPIA NENHUMA ALTERAÇÃO FOI PERCEBIDA. A FUNDOSCOPIA DEMONSTRAVA ALTERAÇÃO DO BRILHO MACULAR EVIDENCIANDO UM EDEMA MACULAR DE AMBOS OS OLHOS. LESÕES AMARELADAS SUBRETINIANAS DE ASPECTO VITELIFORME FORAM PERCEBIDAS EM POLO POSTERIOR PRÓXIMAS ÀS ARCADAS VASCULARES TAMBÉM EM AMBOS OS OLHOS. A TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA DEMONSTROU DESCOLAMENTO SEROSO DA RETINA NA REGIÃO MACULAR EM AMBOS OS OLHOS E O ACÚMULO DE MATERIAL EXSUDATIVO HIPERREFLEXIVO SUBRETINIANO NO OLHO DIREITO. FOI SUBMETIDA A 3 APLICAÇÕES INTRAVÍTREAS DE RANIBIZUMABE EM CADA OLHO COM REDUÇÃO PARCIAL DO DESCOLAMENTO SEROSO E EVOLUÇÃO DA ACUIDADE VISUAL PARA 20/50 NO OLHO DIREITO E 20/25 NO OLHO ESQUERDO. FOI SUBMETIDA A UM RASTREIO INFECCIOSO PARA SÍFILIS, HEPATITE B E C, SÍFILIS E HIV, TODOS NEGATIVOS. A NEGATIVIDADE PARA MUTAÇÃO NO GENE BEST1 PÔDE AFASTAR O DIAGNÓSTICO DA DISTROFIA MACULAR VITELIFORME DE BEST. DIANTE DA EXCLUSÃO DOS PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS PROCEDEU-SE AO SCREENING SISTÊMICO EM BUSCA DA PRESENÇA DE NEOPLASIAS PRIMÁRIAS OCULTAS. TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS DO CRÂNIO, ABDOME E PELVE FORAM REALIZADAS DEMONSTRANDO NÓDULOS RENAIS E HEPÁTICOS QUE LEVANTARAM A HIPÓTESE DE LESÕES NEOPLÁSICAS. PACIENTE FOI REFERIDA À SERVIÇO TERCIÁRIO DE ONCOLOGIA PARA DAR CONTINUIDADE À INVESTIGAÇÃO SISTÊMICA E CONDUTA.

Conclusão

OS ACHADOS OFTALMOLÓGICOS SERVIRAM DE PASSO INICIAL PARA INVESTIGAÇÃO SISTÊMICA E CONSEQUENTEMENTE O DIAGNÓSTICO DE LESÕES COM POTENCIAL DE COLOCAR EM RISCO A VIDA DO PACIENTE.

Área

Retina

Instituições

Instituto Penido Burnier - São Paulo - Brasil

Autores

GUILHERME SOTTO MAIOR DO VALLE PINHEIRO, NATALIA BELO RODRIGUES PIERRE, MARCIO AUGUSTO NOGUEIRA COSTA

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801