Dados do Trabalho


Título

DESCOLAMENTO BACILAR SECUNDARIO A TOXOPLASMOSE OCULAR EM JOVEM ADULTO: RELATO DE CASO

Objetivo

DESCREVER E DISCUTIR AS ALTERAÇÕES RETINIANAS CAUSADAS PELO TOXOPLASMA GONDII E SUA ASSOCIAÇÃO COM O DESCOLAMENTO BACILAR (BALAD)

Relato do Caso

PACIENTE MASCULINO, 17 ANOS, APRESENTANDO BAIXA ACUIDADE VISUAL EM OLHO DIREITO HÁ 3 DIAS, SEM HIPEREMIA OU DOR OCULAR. SEM HISTÓRICO DE DOENÇAS OCULARES PRÉVIAS. ACUIDADE VISUAL CORRIGIDA DE 20/80 EM OLHO DIREITO (OD) E 20/20 EM OLHO ESQUERDO (OE).A BIOMICROSCOPIA EM OD APRESENTANDO PRECIPITADOS CERÁTICOS, REAÇAO DE CAMARA ANTERIOR 2+/4+ E REFLEXO PUPILAR NORMAL.OE SEM ALTERAÇOES. PRESSAO INTRA OCULAR 26/16 MMHG.A FUNDOSCOPIA APRESENTOU NERVO ÓPTICO REGULAR, LESAO EM ATIVIDADE EM REGIAO TEMPORAL INFERIOR ASSOCIADO COM DESCOLAMENTO SEROSO E VITREITE +/4+ OD. OE SEM ALTERAÇOES. TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA COM SINAL DE DESCOLAMENTO BACILAR EM MÁCULA DE OD. INICIADO TRATAMENTO COM SULFAMETOZAXOL+TRIMETOPRINA 800MG/160MG 12/12H, PREDNISONA 40MG/DIA E ACETATO DE PREDNISONA 1% COLIRIO 3/3H. NO FOLLOW UP RETORNA COM MELHORA DA ACUIDADE VISUAL E REGRESSAO DO DESCOLAMENTO BACILAR NO OCT APÓS 2 SEMANAS DE TRATAMENTO.

Conclusão

A INFECÇÃO CAUSADA PELO TOXOPLASMA GONDII É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE RETINOCOROIDITE NO BRASIL.TEM GRANDE AFINIDADE COM O TECIDO NEURAL DA RETINA E CÉLULAS GANGLIONARES, LEVANDO A UMA RUPTURA NA MEMBRANA DE BRUCH E CORIOCAPILAR DEVIDO A INTENSA INFLAMAÇÃO. O PRINCIPAL MECANISMO FISIOPATOLÓGICO NA GENESE DA BALAD É COMPATIVEL AO DESCOLAMENTO RETINIANO EXSUDATIVO E ENVOLVE A QUEBRA DO COMPONENTE DO EPR DA BARREIRA HEMATORETINIANA EXTERNA (DEIXANDO A MEMBRANA LIMITANTE EXTERNA - MLE - INTACTA). RECENTEMENTE, EM UM CASO DE CORIORRETINITE POR TOXOPLASMOSE MACULAR, FOI INTRODUZIDO O TERMO "BAcillary LAyer Detachment (BALAD)“ PARA DESCREVER A SEPARAÇÃO DA CAMADA BACILAR DAS CAMADAS REMANESCENTES DA RETINA RESULTANTE DE UMA DIVISÃO INTRAFOTORRECEPTORA IMEDIATAMENTE POSTERIOR A MLE DENTRO DO FOTORRECEPTOR DA CAMADA MIÓIDE,MOSTRANDO UMA DESCOMPENSAÇÃO AGUDA DAS CAMADAS EXTERNAS DA RETINA E EPR. BALAD É UMA NOVA NOMENCLATURA E OS RETINÓLOGOS DEVEM ESTAR CIENTES DESSE RECENTE ACHADO DURANTE O OCT.

Área

Uveites / AIDS

Instituições

HOSPITAL DA GAMBOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ANA CAROLINA BERNARDES AYMORÉ MARTINS, ALMYR SABROSA, RICARDO JAPIASSU

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801