AVALIAÇAO MULTIMODAL COM USO DE ANGIOTOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA EM PACIENTES ASSINTOMATICOS COM SINDROME ANTIFOSFOLIPIDE PRIMARIA
Realizar uma avaliação multimodal, incluindo o uso da angiotomografia de coerência óptica (OCTA), em pacientes com síndrome antifosfolípide (SAF) primária e sem queixas oculares e comparar com indivíduos saudáveis.
Realizou-se avaliação oftalmológica estrutural e funcional completa por meio da OCTA e exame de microperimetria (MP) em pacientes com SAF primária, acompanhados em um ambulatório terciário de reumatologia. Todas as manifestações oftalmológicas foram registradas e em seguida foi realizada análise estatística para fins comparativos, sendo p <0,05 considerado estatisticamente significativo.
104 olhos de 52 indivíduos (26 pacientes com SAF primária e sem queixas oculares e 26 indivíduos saudáveis). A alteração retiniana mais comum foi alterações microvasculares retinianas (3 pacientes, 5 olhos), seguida por depósitos maculares semelhantes as drusas (1 paciente, 2 olhos) e epiteliopatia pigmentar paquicoróide (1 paciente, 1 olho). Na avaliação quantitativa da OCTA, evidenciamos que as diferenças entre SAF primária e controles são significativas tanto no complexo vascular superficial (CVS), quanto no complexo vascular profundo (CVP) no protocolo high speed e no CVS no high resolution. Na análise dos parâmetros da zona avascular da fóvea (ZAF), o grupo SAF primária apresentou maior área da ZAF do CVP pelo método high speed em comparação ao grupo controle (p=0.047). Na análise quantitativa da MP, o grupo SAF primária apresentou menor sensibilidade retiniana central (p=0.041) e global (p<0.001) em comparação ao grupo controle.
PAMM foi observada em 11,5% dos pacientes com SAF primária sem queixas oculares prévias. Os pacientes com SAF primária apresentam uma menor densidade vascular e sensibilidade retiniana em relação ao grupo controle, mesmo nos pacientes sem alterações microvasculares retinianas.
Retina
Oftalmologia Clínica
Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo - Brasil
TAURINO DOS SANTOS RODRIGUES NETO, EPITÁCIO DIAS DA SILVA NETO, GUSTAVO GUIMARAES MOREIRA BALBI, FLAVIO SIGNORELLI, ALEX HARUO HIGASHI, MARIO LUIZ RIBEIRO MONTEIRO, ELOISA BONFÁ, LEANDRO CABRAL ZACHARIAS, Danieli Castro Oliveira Andrade
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801