NIVEL DE CONHECIMENTO SOBRE GLAUCOMA PRIMARIO DE ANGULO ABERTO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
Avaliar o nível de conhecimento sobre GPAA entre estudantes do curso de medicina nos dois últimos anos de sua formação pertencentes a Universidade Federal do Piauí em Teresina.
Trata-se de um estudo qualitativo, observacional, do tipo transversal, realizado no Hospital Universitário da UFPI, com acadêmicos de medicina entre outubro e dezembro de 2022, através da aplicação de um questionário.
Foram incluídos 63 estudantes, sendo 50,8% do sexo feminino, e 55,6% com idade até 24 anos, a maioria cursando o 10º período do curso. 69,3% dos estudantes consideram o glaucoma como doença irreversível e 66,7% atribuem ser o GPAA o mais prevalente. A pressão intraocular (PIO) elevada (87,3%) e a história familiar positiva (81%) foram citadas como os principais fatores de risco do GPAA, porém outros fatores importantes foram pouco mencionados. Quanto ao diagnóstico clínico, 54% consideram que o GPAA é assintomático e que os principais exames a serem solicitados são medida da PIO (95,2%) e fundoscopia (60,3%). Com relação ao tratamento eficaz, 87,3% reconhecem que a finalidade é de controle e não cura da doença. Ademais, 81% dos entrevistados assinalaram que os conhecimentos obtidos durante a graduação são insuficientes para reconhecer um possível caso de GPAA e 89% não se intitulam aptos para realizar esse diagnóstico.
Apesar da maioria não se considerar apto para o diagnóstico ou que os conhecimentos acadêmicos obtidos na graduação são insuficientes, pode-se avaliar que quanto aos questionamentos a respeito do glaucoma, os entrevistados obtiveram êxito em reconhecer os principais aspectos da doença, sendo o conhecimento esperado para um futuro médico generalista.
Glaucoma
Educação em Saúde Ocular
Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Piauí - Brasil
ISLANARA DIOGENES URBANO SOUSA, THAYRON ANDREY FURTADO CORTEZ, ANA VALÉRIA VASCONCELOS FRANÇA, RAISSA VELOSO PRADO NAPOLEÃO BRAZ, ERIK CLEMENTINO SANTOS, SÉRGIO CLEMENTINO BENVINDO, INGRID CRISTINA RÊGO BARROS CORNELIO, VANESSA MONÇÃO LAGO, VITOR GOMES PRADO
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801