ANALISE DE OPINIOES ACERCA DOS BENEFICIOS E OBJETIVOS DA FOTODOCUMENTACAO EM OFTALMOLOGIA EM UM SERVICO DE RESIDENCIA MEDICA
Avaliar os benefícios e percepções acerca da foto documentacão em oftalmologia através do treinamento teórico sobre técnicas e dispositivos em fotografia ocular.
Avaliação transversal, observacional com dados quantitativos sobre 18 perguntas acerca do ensino, objetivo e propósito da foto documentação em um serviço de residência médica em Oftalmologia. Foram coletadas 57 respostas através do Google Forms e analisadas via gráfico através da planilha de respostas no Excel. Para o referencial teórico, foi realizada uma breve revisão de literatura sobre fotodocumentacao em Oftalmologia utilizando-se da biblioteca Medline buscando o descritor "fotodocumentacao" e "oftalmologia" pelo título dos artigos.
Foram avaliadas 57 pessoas das quais 56% foram mulheres e 66,7% da amostra com idade entre 20 e 29 anos. Do total de entrevistados, 49,1% não se sentem seguros em foto documentação sem orientação previa, bem como 73,7% afirmaram ser o segmento posterior o de mais difícil avaliação. Dentre os oftalmologistas, 75 % afirmaram que cobram ao fotodocumentar. Já a respeito do conhecimento sobre outras vias de iluminação do segmento posterior, 25% dos oftalmologistas afirmaram conhecer ao passo que apenas 5 % dos residentes ouviram falar. Além do mais, 55% dos oftalmologistas também pontuaram que foto documentam pelo propósito de proteção jurídica, ao passo que entre os residentes apenas 44% também afirmaram o mesmo propósito. Dentre os artigos avaliados, diferentes técnicas de foto documentação como uso de celular para avaliação de ceratite e retinopatia da prematuridade foram descritas.
A importância da fotodocumentacao na oftalmologia abrange desde o benefício ao paciente ao profissional. Além do mais, a realização de aulas teóricas sobre fotodocumentacao beneficiam o oftalmologista a fazê-la de maneira mais prática e diversa no cotidiano de trabalho.
Propedêutica
Educação em Saúde Ocular
Fundação Altino Ventura (FAV) - Pernambuco - Brasil, Serviço Oftalmológico de Pernambuco (SEOPE) - Pernambuco - Brasil
FRANCISCO VICTOR CARVALHO BARROSO, EDSON HIDEKI NAKAHARA
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801