Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P48

Área Técnica

Refração

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: ABLAO
  • Secundaria: FMUSP

Autores

  • LUIS EXPEDITO SABAGE (Interesse Comercial: NÃO)
  • Pedro Carrion Carvalho (Interesse Comercial: NÃO)
  • Gabriel L Benchimol (Interesse Comercial: NÃO)
  • Isabela Yang (Interesse Comercial: NÃO)
  • Antonio LR Costa Junior (Interesse Comercial: NÃO)
  • Raphael LF Delfina (Interesse Comercial: NÃO)
  • Andre Portes (Interesse Comercial: NÃO)
  • Pedro C Carricondo (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE OFTALMOLOGIA NO CURRICULO DAS ESCOLAS MEDICAS BRASILEIRAS

Objetivo

Este trabalho visa analisar o perfil da disciplina de oftalmologia no currículo médico brasileiro para elencar os seus desafios e traçar metas de melhoria na educação médica.

Método

Estudo transversal descritivo através de questionário estruturado sobre o formato e conteúdo de ensino da oftalmologia, considerando os temas preconizado pelo International Council of Ophthalmology (ICO). Participaram da pesquisa os docentes responsáveis pela disciplina em suas instituições. Este estudo foi aprovado no CEP da FMUSP parecer 5752323.

Resultado

Responderam à pesquisa 27 professores, desses, 33% de instituições do estado de São Paulo e 75% de caráter privado. Os professores eram 62% masculino e idade de 48±9(29-73) anos. Nessas instituições, o ensino da oftalmologia é ofertado em 88% e, em 57% dessas, ministrado como parte de um módulo, majoritariamente, durante o 4º ano(68%) através de aulas expositivas, sendo a carga horária para teoria de 35±42h(0–220) e, para prática, 28±22h(4–100). Quase todas oferecem imersão prática(94%) e o ambulatório é o principal local dessas atividades. Da amostra, 36% dos professores consideram a carga horária diminuta e a maior dificuldade destacada é acesso a diferentes ambientes de prática. Os participantes elencaram também o grau de importância dos temas sugeridos pela ICO e, os com maior divergência, foram, no âmbito teórico, tumores oculares e refração e lentes de contato, já, no âmbito prático, biomicroscopia e tonometria.

Conclusão

Este trabalho evidência a grande disparidade na forma em que a oftalmologia é lecionada no Brasil. Destaca-se, também, pontos de similaridade, como a inclusão da maioria dos temas listados pelo ICO. Entretanto, a importância de abordar erros refrativos na graduação é discordante entre os professores, apesar dessa patologia representar a maior causa de cegueira evitável no mundo. Ressalta-se a necessidade de planos de equalização de conceitos oftalmológicos básicos durante a graduação para o avanço da saúde ocular no país.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

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