Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P01

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Cearense de Oftalmologia

Autores

  • ADRIANE MACEDO FEITOSA (Interesse Comercial: NÃO)
  • SOFIA PEREIRA LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARIA CLARA DE FREITAS ALBANO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA MIRANDA (Interesse Comercial: NÃO)
  • THIAGO CARVALHO BARROS DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • PEDRO JAVIER YUGAR (Interesse Comercial: NÃO)
  • ANDRÉ JUCÁ MACHADO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOÃO CRISPIM MORAES LIMA RIBEIRO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

DIFERENTES FORMULAÇOES DE COLIRIOS CORTICOESTEROIDES EM DIFERENTES TEMPOS DE TRATAMENTO NO CONTROLE DE INFLAMAÇAO E PREVENÇAO DE EDEMA MACULAR CISTOIDE APOS CIRURGIA DE CATARATA

Objetivo

Avaliar a eficácia de diferentes formulações de colírios de corticosteroides [acetato de prednisolona 1,0% (PRED) versus dexametasona 1,0% (DEXA) versus etabonato de loteprednol 0,5% (LOTE)] em diferentes tempos de tratamento (10 versus 28 dias) no controle de inflamação e prevenção de edema macular cistóide (EMC) no pós-operatório de cirurgia de catarata não complicada.

Método

Ensaio clínico randomizado e mascarado, realizado no Instituto Cearense de Oftalmologia. Indivíduos incluídos tinham pelo menos 18 anos de idade, agendados para cirurgia de catarata de rotina. Foram excluídos se tivessem doenças oculares preexistentes (pressão intraocular [PIO] elevada, retinopatia, maculopatia, uveíte) ou medicamentos que colocassem o paciente em risco ou confundissem o estudo. Foram randomizados para receber PRED ou DEXA ou LOTE 4xdia durante 28 dias em desmame ou 4xdia por 10 dias. Receitas, frascos e avaliadores foram mascarados. Sintomas oculares, acuidade visual, PIO, celularidade e flare na câmara anterior, paquimetria, densidade de células endotelial e espessura macular foram avaliados ao longo de 30 dias após a cirurgia de catarata.

Resultado

Foram incluídos 140 olhos de 140 pacientes (29 PRED, 18 DEXA e 21 LOTE por 28 dias; 28 PRED, 22 DEXA e 22 LOTE por 10 dias). A equivalência foi alcançada entre os 6 grupos de tratamento sem diferenças significativas no período de 30 dias de acompanhamento. Houve uma maior flutuação da PIO em olhos tratados com DEXA, em particular 7 e 30 dias após a cirurgia, assim como uma maior incidência de efeito inflamatório de rebote em olhos tratados com DEXA por 28 dias. A incidência de EMC estrutural, sem repercussão visual, foi de 5,9% (grupos de 28 dias) e 14,2% (grupos de 10 dias), detectada por OCT 30 dias após a cirurgia.

Conclusão

Os resultados indicam que o controle equivalente da inflamação pode ser obtido através de formulações de colírios de corticosteroides em diferentes tempos de tratamento após cirurgia de catarata.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801