Sessão de Relato de Caso


Código

RC138

Área Técnica

Oculoplástica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Leiria de Andrade
  • Secundaria: Instituto MOHS Fortaleza

Autores

  • JONATAS CAVALCANTE LEMOS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Debora Pongitori Gifoni (Interesse Comercial: NÃO)
  • Francisco Ronaldo Moura Filho (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MANEJO DE TUMOR PERIORBITAL COM TECNICA MICROGRAFICA DE MOHS: ALINHANDO ABORDAGEM CIRURGICA CURATIVA E PRESERVAÇAO ESTETICO-FUNCIONAL.

Objetivo

A região periocular é frequentemente acometida por tumores cutâneos malignos, sendo o carcinoma basocelular (CBC) o mais frequente. Embora raramente cause metástase ou óbito, o CBC pode ser localmente destrutivo, invadindo tecidos mais profundos como músculo, cartilagem e osso. Descrevemos um caso de CBC em região periocular abordada pela técnica microcirúrgica de MOHS.

Relato do Caso

Paciente, 38 anos, feminina, buscou atendimento oftalmológico para avaliar lesão de crescimento progressivo em região periocular e 12 meses de evolução. Em biomicroscopia foi identificada pápula de aproximadamente 3 mm em topografia de epicanto medial esquerdo, apresentando aspectos clínicos compatíveis com CBC confirmado por análise histopatológica. Por se tratar de paciente jovem e lesão em topografia nobre, com desejo de manutenção estética e necessidade de tratamento curativo eficaz com preservação de funcionalidade, optou-se por tratamento multidisciplinar com cirurgião dermatológico no Instituto MOHS Fortaleza no estado do Ceará, com abordagem baseada em técnica de MOHS. Realizada inicialmente demarcação de tumor visível com margens de 2mm. Antissepsia e anestesia local. Após excisão, realizada hemostasia e injeção de anestésico. Revisadas porções laterais e profundas seguidas de congelamento em criostato e cortes histológicos horizontais. Após checagem de lâminas por cirurgião de MOHS com ressecção com margens livres, apesar de laudo de biopsia lesão apresentar descrição micronodular, em imagem (anexa) podemos ver apenas subtipo nodular. Procedido com sutura com rotação de retalho local. Paciente evoluiu com melhora clínica e satisfeita com resultado de procedimento. Em imagem (anexa) vemos a evolução clínica da paciente.

Conclusão

A cirurgia de MOHS é considerada o tratamento de escolha para muitas neoplasias cutâneas malignas com elevadas taxas curativas é indicação precisa para CBC e espinocelulares de alto risco . Sua técnica traz diversos benefícios entre altas taxas curativas e manutenção estético-funcional da área.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801