Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P04

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Cearense de Oftalmologia

Autores

  • ALLAN VICTOR DOS SANTOS GONCALVES (Interesse Comercial: NÃO)
  • GÉSSICA PINHEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
  • VITÓRIA ARAÚJO (Interesse Comercial: NÃO)
  • TIBERIO FARIAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOSÉ DE PAULA NETO (Interesse Comercial: NÃO)
  • EDGAR MARÇAL FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOÃO CRISPIM (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MAGNIFICAÇAO VISUAL ATRAVES DA UTILIZAÇAO DE UM APLICATIVO DESENVOLVIDO PARA SMARTPHONES PARA AUXILIO NA PRESBIOPIA

Objetivo

Desenvolver um aplicativo para celulares que possua a função de magnificar imagens, auxiliando na correção de erros refracionais ocasionados devido a perda da acomodação após a realização de cirurgia de catarata com implante de lentes monofocais programadas para a emetropia, auxiliando em atividades corriqueiras do cotidiano, como auxílio a correção óptica tradicional (óculos).

Método

Voluntários foram selecionados no Instituto Cearense de Oftalmologia após cirurgia de catarata bilateral não simultânea com implante de lente intraocular monofocal programados para a emetropia. Trinta dias após a cirurgia de catarata, os voluntários utilizaram por um determinado período o aplicativo PRESB e foram submetidos ao teste de usabilidade System Usability Scale (SUS). Os dados antes e após o uso do app foram confrontados: acuidade visual (AV) para perto com a tabela de Jaegger e a velocidade de leitura medida pelo MNREAD com o uso do PRESB.

Resultado

O PRESB foi avaliado por um total de 39 voluntários. O app ofereceu ao usuário uma experiência simples, com uma interface de fácil manuseio. Em relação ao teste de usabilidade pelo SUS a média geral foi de 75, demonstrando que o aplicativo foi de boa aceitabilidade pelos usuários que fizeram o teste. Houve uma melhora da AV sem correção para perto após uso do PRESB (J5 ± J4 sem o app para uma média de J2 ± J1 (p<0,05) com o app). A velocidade de leitura média foi de 58 palavras por minuto. Em relação aos vídeos interativos educacionais, 87% indicaram ser bastante relevante para a realização e/ou melhoria da usabilidade do celular, bem como relataram de maneira espontânea quando foram interrogados que as informações educacionais sobre a presbiopia os ajudaram a entender de maneira fácil.

Conclusão

O aplicativo PRESB demostrou ser válido e eficaz naquilo que se propôs no seu objetivo principal, apresentando resultados visuais relevantes quando avaliado para acuidade visual para perto em comparação ao seu não uso, mostrando-se ser útil nas atividades cotidianas.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801