Sessão de Relato de Caso


Código

RC199

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

Autores

  • ANA LUÍSA RODRIGUES DA SILVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • LARISSA FIGUEIREDO DRUMOND (Interesse Comercial: NÃO)
  • MURILLO OTÁVIO DOS SANTOS MAYRINK (Interesse Comercial: NÃO)

Título

BURACO MACULAR COMO COMPLICAÇAO DE NEURORRETINITE POR BARTONELLA HANSELAE

Objetivo

Relatar um caso de paciente jovem com neurorretinite relacionada a Bartonella hanselae em olho direito que evoluiu com buraco macular de espessura total e foi submetida a vitrectomia posterior via pars plana.

Relato do Caso

Paciente, 16 anos, feminino, hígida, comparece à urgência oftalmológica com queixa de baixa acuidade visual indolor em olho direito (OD) há três semanas, quadro esse precedido por cefaleia. Sem antecedentes oftalmológicos. Ao exame, acuidade visual em OD 20/400 e olho esquerdo (OE) 20/20. À biomicroscopia, olhos calmos, córneas transparentes, ausência de celularidade de câmara anterior e vítrea anterior. Fundoscopia evidenciou em OD edema de disco, estrela macular e presença de duas lesões retinianas puntiformes brancacentas. Olho contralateral sem alterações fundoscópicas. À tomografia de coerência óptica (OCT) inicial, OD: ausência de trações vitreorretinianas, lesões hiperreflectivas sugestivas de exsudatos duros, alteração da morfologia da depressão foveal com acúmulo de material hiporreflectivo subfoveal e pequeno descolamento seroso peripapilar. Diante da hipótese de neurorretinite por Bartonella, iniciado tratamento empírico com Doxiciclina 100mg duas vezes ao dia. O diagnóstico foi confirmado por sorologia para Bartonella hanselae IgM na titulação 1:400 e IgG 1:1280. Em consulta subsequente, apesar da melhora do edema do disco, a presença de um buraco macular de espessura total foi constatado e documentado em OCT. Caso avaliado por equipe de retina cirúrgica que optou por realizar vitrectomia posterior com colocação de óleo de silicone, associada a facoemulsificação e implante de lente intraocular. Paciente submetida a procedimento, evoluiu com melhora da acuidade visual e redução do buraco macular.

Conclusão

A neurorretinite relacionada a Bartonella hanselae é uma manifestação ocular típica da doença da arranhadura do gato, uma afecção sistêmica causada por uma bactéria gram negativa. Apesar de ser considerada geralmente autolimitada, pode gerar complicações, como a formação do buraco macular relatado.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801