Código
RC016
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas - IOCM/MG
- Secundaria: Pós-Graduação Ciências Médicas PGCM-MG
Autores
- RENATO ANATOLIO LIMA HORTA MACIEL (Interesse Comercial: NÃO)
- PEDRO HENRIQUE MEDICI DE SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
- GABRIELA GONZAGA MIRANDA (Interesse Comercial: NÃO)
Título
APRESENTAÇAO DE CERATOCONE SUPERIOR. RELATO DE CASO.
Objetivo
O objetivo deste relato de caso é demonstrar como se dá apresentação e identificação de ceratocone superior (CS), bastante incomum, em propedêutica de rotina no ambulatório de ceratocone.
Relato do Caso
Paciente do sexo masculino, 61 anos de idade, encaminhado a ambulatório de Departamento de Córnea, já com diagnóstico de ceratocone e em uso de mesmas lentes de contato (LC) há mais de 6 anos com acuidade visual (AV) em refração dinâmica (RD) de 20/300 em olho direito (OD) a -15.00 – 6.00 x 90º; e 20/60 em olho esquerdo (OE) a -7.00 -1.75 x 130º. À biomicroscopia da córnea de OD foi visualizado afinamento corneano superior, enquanto em OE não foi visualizado sinais de ceratocone. Em exame tomográfico, ponto mais fino em OD de 284 µm em local de maior curvatura corneana. Paciente foi encaminhado para teste de lente de contato.
Conclusão
A apresentação de ceratocone em topografia superior da córnea é bastante incomum, variando de 1-8% dos casos na literatura. A topografia dificulta ainda mais a adaptação no uso de lentes de contato (LC) por não permitir boa estabilidade e suporte das mesmas. Em pacientes em que não se espera progressão da lesão, como do caso relatado, usa-se, preferencialmente lentes de contato tóricas, e, alternativamente, cirurgia de Troca de Cristalino com Finalidade Refrativa (TCR), uma vez que o óculos não apresentou resultado satisfatório.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801