Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P50

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Distrital Gonzaga Mota Messejana

Autores

  • JOÃO VICTOR NOTINI ARCANJO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Lara Pinheiro Maciel Maciel Carneiro (Interesse Comercial: NÃO)
  • Daniel Rocha Lucena (Interesse Comercial: NÃO)
  • Abrahao Rocha Lucena (Interesse Comercial: NÃO)
  • Larissa Lucena Novais Miranda (Interesse Comercial: NÃO)
  • Davysson Sampaio Braga (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AVALIAÇAO DO PICO DE PRESSAO INTRAOCULAR APOS INJEÇOES INTRAVITREAS UTILIZANDO MANOBRA DE COMPRESSAO OCULAR.

Objetivo

Avaliar se a manobra de compressão do globo ocular imediatamente antes da injeção intravítrea é efetiva na diminuição do pico de pressão intraocular (PIO) após o procedimento. Comparar os resultados entre os dois grupos da pesquisa.

Método

Foi realizado estudo clínico prospectivo intervencional e randomizado-controlado onde 104 olhos de 95 pacientes foram randomizados em dois grupos: no grupo A 52 olhos foram submetidos à compressão do globo ocular pré-injeção durante 2 minutos, e no grupo B 52 olhos receberam a compressão do globo ocular pré-injeção durante 4 minutos. A compressão foi realizada com cotonete embebido de colírio OxinestR (Cristália, Brasil) no local da aplicação no quadrante temporal ou nasal superior do globo ocular. Todos os pacientes se submeteram à medida da PIO com o tonômetro de Goldmann antes da injeção e 3,10, 20 e 30 minutos após o procedimento.

Resultado

No grupo A a média da PIO pré-injeção foi de 15,29 mmHg, e as médias da PIO após 3, 10, 20 e 30 minutos respectivamente foram: 21,77 mmHg, 18,10 mmHg, 15,60 mmHg e 14,52 mmHg. Pelo método da ANOVA houve diferença estatisticamente significativa entre a PIO pré e a PIO 3 e 10 minutos após a injeção (p=0,000). Não foi percebida diferença estatisticamente significativa entre a média da PIO pré e a PIO 20 minutos (p=0,526) e 30 minutos (p=0,101) após a injeção. No grupo B a média da PIO pré-injeção foi de 15,71 mmHg, e as médias da PIO após 3, 10, 20 e 30 minutos respectivamente foram: 20,58 mmHg, 18,62 mmHg, 16,60 mmHg e 16,15 mmHg. Não houve diferença estatisticamente significativa comparando cada momento entre os grupos A e B.

Conclusão

A manobra de compressão do globo ocular imediatamente antes da injeção intravítrea foi efetiva na diminuição do pico de PIO após o procedimento. Os resultados sugerem ser a compressão de 2 minutos tão efetiva quanto a de 4 minutos em diminuir a média de pico de PIO após injeção intravítrea. Assim este protocolo demonstrou segurança e efetividade no controle dos picos de PIO pós-injeção intravítrea.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801