Código
RC035
Área Técnica
Córnea
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL DE OLHOS - CRO
Autores
- RUTH SANTIAGO DUARTE (Interesse Comercial: NÃO)
- ALEXANDRE SPIRANDELLI COSTA (Interesse Comercial: NÃO)
- MARCELO MASTROMONICO LUI (Interesse Comercial: NÃO)
Título
INFECÇAO BACTERIANA AGUDA CAUSADA POR NEISSERIA GONORRHOEAE: RELATO DE CASO
Objetivo
RELATAR UM CASO DE CONJUNTIVITE GONOCOCICA PRESUMIDA EM PACIENTE JÁ EM TRATAMENTO PARA GONORREIA UROLÓGICA E SUA EVOLUÇÃO COM TERAPIA SISTÊMICA E TÓPICA. A GONORREIA É UMA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL, SENDO A CONJUNTIVITE GONOCÓCICA ADULTA, EMBORA INFREQUENTE, IMPORTANTE DE RECONHECER POIS, AO CONTRÁRIO DAS FORMAS MAIS COMUNS DE CONJUNTIVITE BACTERIANA, O GONOCOCO PODE CAUSAR ALTERAÇÕES CORNEANAS IMPORTANTES.
Relato do Caso
LCL, 31 ANOS, SEXO MASCULINO, VEM AO PRONTO SOCORRO OFTALMOLÓGICO NO HOSPITAL DE OLHO CRO – GUARULHOS, QUEIXANDO-SE EDEMA PALPEBRAL, SECREÇÃO PURULENTA E SENSAÇÃO DE AREIA EM OLHO DIREITO (OD) HA 1 DIA. REFERIA ESTAR EM TRATAMENTO PARA GONORRÉIA COM CIPROFLOXACINO VIA ORAL, PRESCRITO PELO UROLOGISTA. AO EXAME OFTALMOLOGICO APRESENTAVA ACUIDADE VISUAL DE 20/20 EM OLHO ACOMETIDO, A BIOMICROSCOPIA EM OD APRESENTAVA EDEMA PALPEBRAL, SECREÇÃO EM REGIÃO CILIAR, PRESENÇA DE SECREÇÃO PURULENTA EM FUNDO DE SACO DE GRANDE QUANTIDADE, HIPEREMIA CONJUNTIVAL 3+/4, COM INJEÇÃO CILIAR, SEM REAÇÃO CAMARA ANTERIOR (SRCA), FACICO. FOI PRESCRITO CEFTRIAXONA 1 g IM DOSE ÚNICA E CLORIDRATO DE CIPROFLOXACINO 0,35% VIA OCULAR DE 4/4H, ATE AVALIAÇÃO DE RETORNO COM SOROLOGIAS. EM CONSULTA DE REAVALIAÇÃO COM 1 SEMANA, PACIENTE APRESENTAVA MELHORA DO QUADRO, MANTENDO BOA ACUIDADE VISUAL E À BIOMICROSCOPIA EVIDENCIANDO CONJUNTIVA CLARA, PRESENÇA DE HIPOSFAGMA EM REGIÃO INFERIOR, CORANDO DISCRETA CERATITE DIFUSA EM CÓRNEA.
Conclusão
A INFECÇÃO GONOCÓCICA COMO CAUSA DE CONJUNTIVITE PODE MOTIVAR DIVERSAS COMPLICAÇÕES CORNEANAS. ESSA AFECÇÃO DEVE SER TRATADA BREVEMENTE PELO OFTALMOLOGISTA, POIS RECONHECIDO E TRATADO ANTES DO DANO DA CÓRNEA, OS RESULTADOS SÃO FAVORÁVEIS E TEM COMO FINALIDADE POUPAR A VISÃO DO PACIENTE, BEM COMO A INTEGRIDADE OCULAR.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801