Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P09

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

Autores

  • CARLOS YUJI NUNOMURA (Interesse Comercial: NÃO)
  • SIDNEY JULIO FARIA E SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
  • ROSÁLIA ANTUNES-FOSCHINI (Interesse Comercial: NÃO)
  • JOSÉ EDUARDO MARQUES FILHO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ERROS DE MEDIDA DO PENTACAM® EM CORNEAS COM CERATOCONE

Objetivo

Não existem na literatura critérios bem estabelecidos sobre o que é a progressão do ceratocone. Nossa hipótese é de que os valores utilizados como indicadores de progressão correspondem à variação dos erros de medida do aparelho. Portanto foi realizado um estudo transversal, observacional e clínico para quantificar os erros de medida de 11 parâmetros do Pentacam®.

Método

Foram selecionados 357 pacientes com ceratocone com idade entre 12 a 25 anos. Nenhum paciente possuía outra alteração ocular ou tratamento, à exceção de óculos. Foram excluídos os casos em que o índice de confiabilidade das medidas tomográficas foram baixos em pelo menos um dos olhos. Cada olho foi medido duas vezes, separado por intervalo variando entre 10 a 20 minutos, com a finalidade de obrigar o reposicionamento no paciente no instrumento, a cada repetição de medida. O erro de medida foi calculado pelo método Bland-Altman e expresso pelo coeficiente de repetibilidade (CR), erro padrão do CR e intervalo de confiança de 95% do CR. Os parâmetros medidos foram: paquimetria da córnea (ápice, centro pupilar, ponto mais fino), raio anterior da córnea (plano R1, curvo R2, médio Rm e mínimo Rmin), raio posterior da córnea (plano R1, curvo R2, médio Rm e mínimo Rmin).

Resultado

Ao utilizar o raio de curvatura, foi possível avaliar que os erros de medidas não variavam de acordo com a magnitude da curvatura. Os erros são maiores na superfície posterior que anterior e não houve diferença significativa entre os desvios padrões das três medidas paquimétricas da córnea (Barlett test, Prob > F = 0.5495).

Conclusão

Os erros de medida do Pentacam® compreendem 3 valores distintos para cada superfície da córnea, em respeito ao raio de curvatura, e um valor único para paquimetria. Para que uma variação da curvatura ou da paquimetria corneana seja considerada relevante, ela deve ser superior ao erro de medida do aparelho.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801