Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P16

Área Técnica

Epidemiologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: ABLAO
  • Secundaria: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Autores

  • DILLAN CUNHA AMARAL (Interesse Comercial: NÃO)
  • PEDRO CARRION CARVALHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • CAROLINA MORENO PACE (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUCAS BRESCIANI PADILHA (Interesse Comercial: NÃO)
  • BERNARDO NAÚFEL CLASSEN (Interesse Comercial: NÃO)
  • GUILHERME C. A TEIXEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • LUÍS EXPEDITO SABAGE (Interesse Comercial: NÃO)
  • RICARDO NOGUERA LOUZADA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

A CONTRIBUIÇAO DO BRASIL NA PRODUÇAO CIENTIFICA NA OFTALMOLOGIA

Objetivo

Investigar a contribuição do Brasil em publicações na área de Oftalmologia

Método

Foi realizada uma análise bibliométrica utilizando a base de dados da SCOPUS por meio das revistas presentes no Scimago Journal & Country Rank (SJR), abrangendo todas as áreas temáticas da categoria “Ophthalmology”, todos os países e todos os tipos de produção científica, desde suas respectivas criações até fevereiro de 2023. Os dados foram coletados através da opção "Country/Territory" presente em cada revista no site da SCOPUS, armazenados em um banco de dados específico e analisados com o Microsoft Excel e o Numbers.

Resultado

Foram selecionadas 128 revistas, 46 de acesso aberto e 82 de não aberto, pelo SJR, totalizando 489.579 artigos. A participação do Brasil no total foi de 9.113 artigos, correspondendo a 1,86% do total. Dessas publicações, 47,06% foram divulgadas em apenas duas revistas brasileiras presentes na amostra, evidenciando a importância das revistas nacionais no incentivo à pesquisa. Na América Latina (AL), o país com maior contribuição foi o Brasil, com 60% dos artigos, seguido pelo México, com 17% (Fig 1). Ao analisarmos as 10 revistas com maior fator de impacto pelo Scimago Journal Rank Indicator, a contribuição brasileira é de 0,88%. Já ao avaliar somente as revistas de acesso aberto, a contribuição brasileira sobe para 4,22%. No século XX, o Brasil participou de 993 publicações na área da oftalmologia. No entanto, em apenas 23 anos do século XXI, o país já participou de 7.118 publicações, representando um aumento de 700%. Destaca-se ainda, a evolução nas médias de publicações por ano nos intervalos de 2000-2009; 2010-2019; 2020-2023, que foram, respectivamente: 266,9; 352,4; 417,98 (Fig 2).

Conclusão

A produção científica do Brasil na área da oftalmologia é limitada. Porém, houve um crescimento exponencial na contribuição de artigos publicados ao longo dos anos. Quando comparado com a AL, o Brasil se destaca como o principal contribuinte para a produção científica na Oftalmologia.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801