Sessão de Relato de Caso


Código

RC110

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)

Autores

  • LETICIA GONCALVES MAIA PRADO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luanna Arruda Lemos (Interesse Comercial: NÃO)
  • Arthur Andrade Nascimento Rocha (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NOIA NAO ARTERITICA BILATERAL E SIMULTANEA EM PACIENTE COM MIELOMA MULTIPLO

Objetivo

Este relato tem por objetivo descrever e discutir um caso raro de neuropatia óptica não arterítica (NOIA-NA) com acometimento bilateral e simultâneo em paciente com diagnóstico de mieloma múltiplo e anemia severa.

Relato do Caso

GGP, 58 anos, sexo masculino, com diagnóstico de mieloma múltiplo há 7 anos, apresentou quadro de baixa acuidade visual súbita em olho direito ao acordar. No mesmo dia, foi avaliado pela equipe de neurologia e neuro-oftalmologia do HBDF. Ao exame físico, AVCC de conta dedos a 10 cm temporal em OD e 20/25 em OE, DPAR em AO, palidez e edema de papila em OD com hemorragias peripapilares do tipo chamas de vela, além de palidez e borramento de papila inferior em OE, também com focos hemorrágicos. Solicitado laboratório que identificou Hb 6,35g/dL. Paciente foi encaminhado para hemotransfusão sanguínea e controle da doença de base. Após um mês do quadro, paciente mantém acompanhamento no ambulatório da neuro-oftalmologia sem melhora da acuidade visual e sem alterações significativas à fundoscopia.

Conclusão

Sabidamente, a NOIA-NA é uma neuropatia óptica decorrente da insuficiência de suprimento sanguíneo da artéria ciliar posterior para o nervo óptico. Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da NOIA-NA, o paciente do caso apresenta hipercoagulabilidade e anemia, alterações decorrentes do Mieloma Múltiplo. O presente caso torna-se ainda mais instigante pelo fato do paciente apresentar uma NOIA-NA com acometimento bilateral e simultâneo, características atípicas nesta neuropatia óptica. É muito importante que associações menos óbvias sejam levantadas a fim de ampliarmos a gama de diagnósticos na oftalmologia. A discussão deste relato de caso faz-se necessária por sua causalidade rara, clínica exuberante e curso incomum.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

67º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

23 a 26 de Agosto de 2023 | Fortaleza/CE

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801