Código
TL18
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade de São Paulo (USP)
Autores
- TAURINO DOS SANTOS RODRIGUES NETO (Interesse Comercial: NÃO)
- EPITÁCIO DIAS DA SILVA NETO (Interesse Comercial: NÃO)
- GUSTAVO GUIMARAES MOREIRA BALBI (Interesse Comercial: NÃO)
- FLAVIO SIGNORELLI (Interesse Comercial: NÃO)
- ALEX HARUO HIGASHI (Interesse Comercial: NÃO)
- MARIO LUIZ RIBEIRO MONTEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- ELOISA BONFÁ (Interesse Comercial: NÃO)
- LEANDRO CABRAL ZACHARIAS (Interesse Comercial: NÃO)
- Danieli Castro Oliveira Andrade (Interesse Comercial: NÃO)
Título
AVALIAÇAO MULTIMODAL COM USO DE ANGIOTOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA EM PACIENTES ASSINTOMATICOS COM SINDROME ANTIFOSFOLIPIDE PRIMARIA
Objetivo
Realizar uma avaliação multimodal, incluindo o uso da angiotomografia de coerência óptica (OCTA), em pacientes com síndrome antifosfolípide (SAF) primária e sem queixas oculares e comparar com indivíduos saudáveis.
Método
Realizou-se avaliação oftalmológica estrutural e funcional completa por meio da OCTA e exame de microperimetria (MP) em pacientes com SAF primária, acompanhados em um ambulatório terciário de reumatologia. Todas as manifestações oftalmológicas foram registradas e em seguida foi realizada análise estatística para fins comparativos, sendo p <0,05 considerado estatisticamente significativo.
Resultado
104 olhos de 52 indivíduos (26 pacientes com SAF primária e sem queixas oculares e 26 indivíduos saudáveis). A alteração retiniana mais comum foi alterações microvasculares retinianas (3 pacientes, 5 olhos), seguida por depósitos maculares semelhantes as drusas (1 paciente, 2 olhos) e epiteliopatia pigmentar paquicoróide (1 paciente, 1 olho). Na avaliação quantitativa da OCTA, evidenciamos que as diferenças entre SAF primária e controles são significativas tanto no complexo vascular superficial (CVS), quanto no complexo vascular profundo (CVP) no protocolo high speed e no CVS no high resolution. Na análise dos parâmetros da zona avascular da fóvea (ZAF), o grupo SAF primária apresentou maior área da ZAF do CVP pelo método high speed em comparação ao grupo controle (p=0.047). Na análise quantitativa da MP, o grupo SAF primária apresentou menor sensibilidade retiniana central (p=0.041) e global (p<0.001) em comparação ao grupo controle.
Conclusão
PAMM foi observada em 11,5% dos pacientes com SAF primária sem queixas oculares prévias. Os pacientes com SAF primária apresentam uma menor densidade vascular e sensibilidade retiniana em relação ao grupo controle, mesmo nos pacientes sem alterações microvasculares retinianas.
Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2022379801